DICA DA SEMANA

CCBB SP RECEBE EXPOSIÇÃO BEM HUMORADA DO AUSTRÍACO ERWIN WURM





O Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo receberá a exposição de Erwin Wurm, artista contemporâneo austríaco, exibido pela primeira vez no País por meio da mostra “Erwin Wurm O Corpo é a Casa”, com curadoria de Marcello Dantas, a partir de 25 de janeiro, aniversário da cidade.

Wurm utiliza mídias variadas - esculturas, vídeos, instalações, performances e intervenções - para desafiar formas tradicionais presentes no dia a dia. Neste sentido, objetos como carros, casas e sofás ganham aspectos distorcidos e expandidos. O humor permeia sua obra, que também é sustentada por uma crítica feroz à sociedade de consumo e à cultura contemporânea. Segundo ele, o humor leva as pessoas a olharem para as coisas com mais cuidado. O artista também coloca a interação do espectador como o ingrediente mais importante de sua arte.

Um dos destaques da mostra, com cerca de 40 obras, é a Fat House (Casa Gorda), que - com dimensões gigantescas e pesa cerca de duas toneladas - será remontada no térreo no CCBB. Na série The Artist Who Swallowed the Word (O artista que engoliu o mundo) haverá uma seleção de trabalhos que discute a presença do artista em sua obra; já nas One-Minute Sculptures (Esculturas de um minuto) os visitantes seguem as instruções do artista e tornam-se, por 1 minuto, a própria obra. Dentro de casa e Comida são outros núcleos que fazem parte da exposição e também deslocam o espectador ao confrontá-lo com elementos triviais distorcidos. Treze vídeos do artista estarão espalhados pelo espaço, em lugares inusitados como banheiros, corredores e elevadores. E até a fachada do prédio receberá uma grande intervenção com móveis que instigam os passantes.

No dia 25, às 15 horas, haverá uma palestra com a participação do próprio Erwin Wurm e do curador Marcello Dantas para falar sobre a exposição e o processo criativo. As senhas serão retiradas no local, 1 hora antes (50 lugares).


SERVIÇO
Erwin Wurm - O Corpo é a Casa
Data: de 26/01 a 03/04
Horário: De quarta a segunda (fecha na terça), das 9h às 21h
Local: CCBB São Paulo - Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo, próximo das estações de Metrô Sé e São Bento
Classificação indicativa: Livre
Valor: Grátis (agendamento pelo site ou aplicativo www.ingressorapido.com.br).
Informações: (11) 3113-3651
Foto: Studio Erwin Wurm

Powered by Blogger .